segunda-feira, 27 de maio de 2013

NEYMAR NO BARCELONA






Há mais de um mês, detectei alguns sinais preocupantes no jovem atacante do Santos: primeiro, deixou de fazer penteados estranhos; segundo, seu futebol sumiu dos gramados. Pensei: algo está ocorrendo.

E o que ocorria era a negociação para sua transferência para o Barcelona. Uma negociação complexa, cheia de detalhes. Com um agravante: assim que houve uma pequena fumaça de que ele fecharia com o clube catalão, uma proposta mais polpuda veio do rival Real Madrid.

Mas, há muito Neymar manifestara o desejo de ir para o Barça. Por várias razões, até mesmo uma de ordem íntima, a grande admiração que o craque tem por essa equipe. As demais, todas, de ordem prática, muito prática.

A estrutura do Barcelona, sem dúvida, é uma das melhores do mundo. Seu marketing é profissional e envolve ações que nenhum outro clube tem. E mais: permite ao jogador usufruir das vantagens pecuniárias de sua imagem, o que o torna ainda mais atraente. Tem tradição em lidar e contar em suas fileiras com craques brasileiros de renome, desde Romário, Ronaldo, Ronaldinho Gaúcho e Rivaldo. E mais: tem o melhor jogador do mundo, Messi.

A minha primeira impressão é que Messi é uma das chaves da transferência.

Vou tentar explicar.

Jogar ao lado do melhor jogador do mundo na atualidade tem uma atração toda especial para Neymar, claro. Pode crescer como atleta e como profissional. E tem algo fundamental nisso, para os planos do ex-santista e do próprio Barcelona: Messi é o melhor, mas não tem carisma. Sua imagem é baseada apenas nos seus feitos, não na sua personalidade  - retraída e tímida. Neymar, ao contrário, não precisa de muito para atrair a atenção: seu sorriso, suas palavras bem escolhidas, sua forma de atuar e até de comemorar seus gols, de viver e ser jovem atraem de forma extraordinária a atenção de todos. Tem um carisma difícil de encontrar, em qualquer esporte. É assim comparável ao de Ayrton Senna.

No Barcelona, portanto, Neymar não vai ter a competição - nesse item - de Messi. Muito ao contrário. Messi poderá até continuar a ganhar os prêmios de melhor do mundo por mais algum tempo, sem que isso incomode o jovem, porque ele sabe que, em termos de marketing, vai ganhar rios de dinheiro e vai dar rios de dinheiro para o Barcelona com sua imagem. E seu momento de ser o melhor do mundo chegará, com certeza.

Já no Real, bateria de frente com Cristiano Ronaldo.

E o Barcelona sabe muito bem disso. Daí sua obsessão em contratar Neymar. Daí a obsessão de Neymar em ir para o Barcelona.Todo o departamento de marketing do clube vai trabalhar a todo vapor para tornar a marca Neymar - associada ao Barça - a maior marca do mundo. São esses os planos. Se derem certo.


E só não dará certo, se Neymar não conseguir mostrar seu futebol. Mas, quem, em sã consciência, imaginaria tal coisa?

Nenhum comentário:

Postar um comentário